Férias 2018 #2 - A viagem à Madeira

A viagem estava marcada para dia 31 de Julho! O barco partia ao meio-dia ou meio-dia e meio e tínhamos que lá estar ,penso que, 2h antes...
Achamos achamos por bem sair do norte do país na segunda-feira à noite e fazer a viagem durante a noite. Para nós não seria tão fácil, tínhamos que nos revezar. Ainda são muitos quilómetros, cerca de 590...  Mas a viagem com os 3 miúdos seria mais fácil durante a  noite, aproveitando o irem a dormir... Mais à frente gerou alguns problemas de percepção de distância espacial e temporal, pois não tiveram a perceção do tempo que o carro circulou nem a distância percorrida. A nível de viagem para os miúdos foi mais fácil assim.
Jantamos em casa,  acabamos de colocar as coisas no carro e por volta das dez e meia, onze da noite saímos.

A viagem até Lisboa viagem correu muito bem,  tivemos algumas paragens mas não sentimos aquela necessidade de parar... Foi mais para esticar as pernas, ir à casa de banho, tomar um cafezinho e  também para o bebé mamar, esticar as costinhas e continuar.
De Lisboa para baixo já tivemos que parar praticamente em todas as estações de serviço elas também são de 40 em 40 km (uns mais, outros menos) até chegar a Portimão (chegamos por volta das 6 da manhã).
Aí fomos procurar o porto de onde saia o ferry e a seguir fomos procurar uma pastelaria para tomar o pequeno-almoço. Nesta altura os miúdos já estavam todos acordados e precisavam tomar o pequeno-almoço, nós precisávamos também de comer qualquer coisa. Já nos faltava o sono, o corpo já estava um bocadinho descompensado lá fomos tratar da do pequeno-almoço!
Tomado o pequeno almoço, seguimos então para o Porto esperar pelo de ferry. Na altura não tive a noção de quantos carros estaríam para ir para o barco. Vimos alguns camiões de carros que seriam transportados como carga no barco, alguns camiões de carros de rally, acertamos, sem querer, na semana do Rally da Madeira, viamos vários carros que, como nós iam para lá, mas, como estávamos entre os primeiros carros "não mercadoria", não me apercebi de "ser tanta gente e tanto carro"...
Na altura em que entramos no barco eu já estava muito cansados, os miúdos estavam já um bocadinho chatos, a precisar de descansar mais um bocadinho...
Nesta viagem houve um ligeiro atraso na entrada do dos passageiros, aparentemente tinha havido uma inspeção, o que atrasou a limpeza e entrega dos camarotes.
A viagem  de barco é uma viagem de 24h. Saímos de Portimão ao meio-dia e meio e chegarmos ao Funchal ao meio-dia e meio do dia a seguir. Quando entregaram os camarotes fomos comer algo e descansar.
Aproveitamos para descansar o máximo que conseguimos.
Nesta viagem não fizemos grandes incursões pelo barco, estávamos cansados, o mar estava agitado, os comprimidos para o enjoo não funcionaram a 100% (provavelmente por o corpo também estar descompensado por falta de descanso), mas eu também sou suspeita pois eu não gosto muito de barcos...
Passado algum tempo o comandante fez um comunicado a pedir para as pessoas evitarem ir para a parte exterior do barco pois o mar estava um bocadinho agitado.

Porque fizemos a viagem de barco e não de avião?
Para nós essa decisão foi fácil! Apesar de eu não gostar de barcos, somos 5 (apesar de o mais novo ainda não pagar), mas ainda assim uma viagem de avião para 4 pessoas, nesta altura, ou pelo menos na altura em que pesquisamos preços, mesmo numa empresa low-cost a saia bem mais caro do que a viagem de barco.
A nível de vantagens e desvantagens:
  1. De avião Vantagens:
    • Viagem em poucas horas;
  2. De avião desvantagens:
    • Preço;
    • Bagagem limitada.
  3. De barco Vantagens:
    • preço;
    • Levar o nosso carro - não há necessidade de alugar carro ( não levamos o carro que costumamos usar para férias - costumamos usar uma carrinha de 7 lugares mas essa carrinha já não pagaria o bilhete de carro de acompanhamento passageiros que são cento e poucos euros, pagaria como mercadoria que já eram 700 e tal euros para cada lado - ou seja diminuimos o carro, mas ainda assim, com os devidos ajustes, funcionou e foi suficiente)
    • Levar a nossa bagagem "sem limite" ou seja, tudo o que nos fazia falta para as férias estava dentro do carro, como foi o "pacote completo" não tivemos que fazer muita ginástica mental
  4. De barco desvantagens:
    • Acaba por ser uma viagem longa, e tempo que se está em viagem, não se está a conhecer o destino,
A viagem de regresso da Madeira já foi muito mais calma, já tínhamos dormido a noite completa, o mar esteve mais calmo, exploramos o barco todo, estivemos na zona da piscina, visitamos o bar e o restaurante. Foi muito interessante o poder passear, o poder brincar e não estarmos só confinados ao camarote. Fomos para o camarote  no final do dia, início de noite para dormir. No dia seguinte, acordar, tomar o pequeno-almoço e ir passear e pouco depois estávamos em Portimão.

No próximo post tenciono falar da Madeira (ou talvez só ponha fotos... a ver vamos), do que visitamos, o que gostamos mais, o que gostamos menos, o que faríamos diferente... Se bem que, de momento, não estou a ver assim nada que me lembre que faria diferente...
Assim de repente que me lembre... O que faltou mais foi mais tempo para explorar mais locais e mais tradições... Mas isso fica para outro post...